NEWS

Conheça as principais doenças do fígado

O fígado é responsável pela maioria das reações metabólicas do nosso corpo. Por isso, qualquer problema neste órgão pode ser preocupante. Neste ARTIGO, você conhecerá as principais doenças que acometem o fígado, além de saber os sintomas mais comuns e como prevenir-se.

Hepatites Virais

As hepatites virais são as principais doenças do fígado. Elas são classificadas de acordo com o vírus causador, podendo ser A; B; C; D; E; F. e G, sendo no Brasil os vírus A; B; e C os mais comuns.
Geralmente, as hepatites virais são silenciosas, o que aumenta a importância de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina. No entanto, quando os sintomas aparecem, os principais são icterícia, febre, dor abdominal, fraqueza, mal-estar, náuseas, vômitos, urina escura e fezes esbranquiçadas.

As causas dessa doença também variam de acordo com o vírus. Nos casos das hepatites A e E, são mais comuns em pessoas que vivem em lugares com saneamento básico precário, que tenham contato com água poluída, que não mantenham hábitos de higiene adequados e que comam alimentos contaminados, geralmente quando não foram devidamente lavados antes do consumo.

Já as hepatites B, C e D têm como principal forma de contágio o sangue, seja pelo sexo desprotegido, seja pelo compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear, alicates de unhas ou qualquer outro objeto cortante ou perfurante. Também pode acontecer a transmissão durante a gravidez, parto ou amamentação, da mãe para filho.

Cirrose e Câncer Hepático

A cirrose tem duas causas principais: o consumo excessivo de álcool ou uma complicação de uma hepatite viral que se tornou crônica. Mas, pode ocorrer também em pessoas com o fígado gorduroso sem que o motivo seja o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Essa última causa acontece geralmente em pessoas obesas ou com sobrepeso.

A lesão causada pela cirrose no fígado é irreversível e milhares de pessoas morrem todos os anos devido às complicações dessa doença. As principais são:

• Hipertensão portomulmonar (aumento de pressão das artérias pulmonares);
• Ascite (acúmulo de líquido no abdômen);
• Distúrbios na coagulação sanguínea;
• Má absorção de gorduras e vitaminas;
• Comprometimento da função cerebral;
• Câncer Hepático.

O câncer de fígado, além de poder ser gerado devido à cirrose, também pode se desenvolver silenciosamente no paciente, manifestando seus primeiros sintomas quando já está em estágios avançados. Por isso, seu diagnóstico geralmente é feito tardiamente e seu prognóstico é ruim. Esses fatores mostram a importância de estar em dia com os exames de rotina, fazendo visitas periódicas ao seu médico.

Referências

https://www.mdsaude.com/2012/08/sintomas-do-figado.html
https://hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-figado/Paginas/doencas-hepaticas.aspx
http://media.rtp.pt/agoranos/diga-doutor/quais-as-doencas-do-figado-mais-comuns
https://www.infoescola.com/doencas/doencas-do-figado/
http://giv.org.br/Hepatites-Virais/index.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *