NEWS

Conheça os cuidados com cada tipo de pele

Conheça os cuidados com cada tipo de pele

Existem quatro tipos de pele: oleosa, mista, seca é normal. O que distingue uma da outra são suas características, como produção do sebo e porosidade.
É importante saber os cuidados que cada tipo de pele exige, pois cada uma possui o seu teor de oleosidade e gordura, causando diferentes efeitos e, consequentemente, requerendo diferentes método de cuidado. Confira dicas essenciais para cuidar de cada tipo de pele:

Pele Oleosa


A pele oleosa produz mais sebo que as demais e é mais propensa a formar acne, espinhas e cravos, com poros mais dilatados. Estresse, consumo de alimentos gordurosos e excesso de sol são alguns fatores associados à oleosidade da pele.


O primeiro passo para os cuidados com uma pele oleosa é usar o sabonete adequado para higienização. Sabonetes comuns estimulam as glândulas sebáceas e aumentam a oleosidade da pele, então é sempre importante optar por sabonetes dedicados a esse tipo de pele e realizar a limpeza no máximo duas vezes ao dia. Vale lembrar que a higienização sempre deve ser feita com água gelada ou em temperatura ambiente, pois a água quente também contribui com a oleosidade.


A oleosidade do cabelo também afeta a pele, então quem usa franja deve sempre mantê-la limpa. O uso de maquiagem deve ser consciente, pois exige que a pele esteja sempre limpa antes de aplicar e não esquecer de remover a maquiagem antes de dormir.


A alimentação é outro fator decisivo, por isso evitar alimentos derivados do leite é essencial para prevenir a oleosidade da pele.

Pele Normal


A pele normal produz gordura na medida ideal, não possui excesso de brilho e não resseca demais, além de ter poros pequenos e raramente visíveis. Ainda assim, quem tem pele normal deve se cuidar, pois ela também é passível de outros problemas.


Um deles é o melasma, um distúrbio pigmentar que causa manchas escuras no rosto e em outras partes do corpo, atingindo principalmente mulheres.
A pele normal também deve ser devidamente higienizada e hidratada com antioxidantes, além de ser sempre protegida com filtro solar.

Pele Seca


A pele seca costuma ser avermelhada e mais propensa a descascar, por conta da baixa produção de oleosidade, da perda de água e costuma ser mais áspera.


A menopausa e alterações na tireoide são algumas das causas da pele seca, mas banhos quentes e muito prolongados também podem desencadear isso.
É importante evitar o uso de substâncias com álcool, já que ele resseca a pele ainda mais, deixando-a mais vulnerável a alergias e infecções. É imprescindível a hidratação frequente, principalmente para quem usa muita maquiagem.

Pele Mista


A pele mista é o tipo mais comum, sendo geralmente oleosa na região T, que enquadra testa, nariz e queixo, e mais seca nas bochechas. A principal forma de cuidar de uma pele mista é por meio de uma higienização adequada, usando os produtos certos.


O ideal é investir em produtos de limpeza em gel ou espuma duas vezes ao dia, pois eles não agridem a pele. A higienização deve ser feita com água morna e o produto retirado com água fria ou morna.


Já na hidratação, hidratantes sem óleo são a melhor opção, alternando hidratantes com filtro solar.


Agora que você já conhece todas estas dicas, primeiro identifique o seu tipo de pele e depois adote os cuidados específicos para que ela fique linda e saudável. Lembre-se sempre de procurar um dermatologista para avaliar as necessidades da sua pele e indicar os produtos mais adequados e benéficos!

Referências


http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/
https://www.dermaclub.com.br/noticia/pele-normal-existe-dermatologista-explica-as-caracteristicas-e-como-cuidar-desse-tipo-de-cutis_a225/1
http://gnt.globo.com/moda-e-beleza/materias/pele-seca-dicas-para-mante-la-sempre-bonita-e-saudavel.htm
https://www.dicasdemulher.com.br/pele-oleosa/
https://eaitapronta.com.br/pele-mista/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *