NEWS

Entenda a diferença entre alimentos Diet e Light

Quando ingerimos um produto que em seu rótulo se pode ler o termo diet ou light, temos a sensação de que estamos nos alimentando bem, de que o produto certamente possui poucas calorias, de que não estamos fugindo da dieta e de que eles com certeza nos ajudarão a emagrecer. Mas será que tudo isso é verdade? Conheça neste ARTIGO a diferença entre Diet e Light e saiba se eles ajudam a emagrecer.

Alimentos Diet

Os alimentos diet são formulados para pessoas que têm uma necessidade fisiológica que a impede de ingerir determinado nutriente. O exemplo mais comum são os diabéticos, que devem controlar rigorosamente os níveis de açúcar no sangue e por isso optam por alimentos que sejam totalmente livres ou com quantidade inexpressiva de açúcar.
No entanto, não é só livre de açúcar que um alimento diet pode ser feito. Alimentos livres de gordura para pessoas com triglicérides e colesterol alto, ou livres de sal para hipertensos são outros dois outros exemplos bastante comuns.

Alimentos Light

Diferentemente dos alimentos diet, os light apresentam todos os componentes, no entanto, algum deles em baixa quantidade. Para ser considerado light, essa redução de determinado nutriente deve ser de pelo menos 25% quando comparado ao produto original.
É comum ver no rótulo de um iogurte light, por exemplo, a frase “iogurte light com 35% menos gordura”, ou então “geleia de morango com 30% menos açúcar”. Geralmente, essa redução da quantidade de determinado nutriente leva à diminuição das calorias do produto, mas não pode ser tomado como regra, pois há exceções.

Diet ou Light para emagrecer?

Não é garantido nem que o produto diet nem que o light sejam saudáveis ou que contenham poucas calorias. Isso depende do nutriente reduzido (light) ou cortado totalmente (diet). O ideal é que se leia os rótulos antes de consumi-los e, em caso de necessidade de perder peso ou de se alimentar de maneira mais saudável e balanceada, que haja um acompanhamento de um profissional.

Referências

https://www.tuasaude.com/diferenca-entre-diet-e-light/
https://www.sophiederam.com/br/o-que-comer/qual-diferenca-entre-diet-e-light/
https://www.diferenca.com/light-e-diet/
https://www.natue.com.br/natuelife/alimentos-diet-e-light-qual-a-diferenca-entre-eles.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *