NEWS

Problemas relacionados às dores nas costas

Um dos motivos mais frequentes de visitas a um consultório médico são pessoas reclamando de dores nas costas. Na maioria das vezes, elas estão relacionadas a problemas de postura e estilo de vida do paciente. No entanto, em casos isolados pode ser sintoma de um problema mais grave. Veja neste ARTIGO quais são os problemas relacionados às dores nas costas.

Antes de mostrar quais são as condições ou doenças que podem ter relação com as dores nas costas, iremos explicar quando você deve se preocupar e quando elas podem indicar algo mais grave.

Quando:
• Não há nenhuma causa aparente;
• São persistentes;
• Aparecem acompanhadas de febre e arrepios;
• Há dor intensa ao tocar a coluna;
• Há dificuldade para urinar;
• Causam incontinência intestinal;
• Você utiliza drogas ou esteroides;
• A dor desce para as pernas, causando formigamento;
• Há histórico familiar de doenças autoimunes.

Doenças mais graves que podem ter como sintoma as dores nas costas

Embora na grande maioria das vezes dores nas costas não é motivo de preocupação, em alguns casos, sobretudo se estiverem relacionadas aos fatores que mencionamos acima, pode se tratar de um problema mais grave.

A osteoporose, por exemplo, é uma doença que consiste na redução da densidade óssea e que causa dores severas nas costas (estas dores, inclusive, podem ser o único sintoma da osteoporose). Infecções urinárias e pedra nos rins ou ao longo das vias urinárias podem também acarretar em dores intensas na região lombar, algumas vezes, a ponto irradiar para a região da virilha e da pélvis.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) listou algumas doenças que surgem em outros órgãos, mas que as dores causadas por elas podem irradiar para a região das costas: apendicite; cálculo renal; pedra na vesícula; infecções da bexiga; endometriose; câncer de ovário; cistos ovarianos; torção testicular e aneurisma na aorta.

Percebe-se que as dores nas costas muitas vezes envolvem outros problemas em diferentes partes do corpo, requerendo-se, assim, uma ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Aqui na Clínica Reability, nós contamos com profissionais de diferentes áreas da saúde, que, em conjunto, trabalham para tratar cada caso em particular, de maneira humanizada e sempre visando o BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL de nossos pacientes.

Referências
https://www.reumatologia.org.br/
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/dor-nas-costas-insistente-incomodo-pode-ser-indicio-de-doencas-mais-graves.htm
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20138-dor-nas-costas-pode-ser-sintoma-de-problemas-em-outras-partes-do-corpo
https://claudia.abril.com.br/saude/saiba-quando-a-simples-dor-nas-costas-pode-esconder-um-problema-mais-grave/

Dores nas costas podem ser sintomas de doenças mais graves


https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-quando-a-dor-nas-costas-nao-passa/
https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/06/dor-nas-costas-persistente-pode-ser-sintoma-de-doencas-graves-3806196.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *