NEWS

Quiropraxia traz inovações na cura da dor

Quiropraxia é um tratamento ainda recente no Brasil mas que já conquistou muito adeptos por seu surpreendente resultado no alívio das dores. Uma das adeptas é a cantora Madonna, 56 anos, que leva seu quiropraxista nas turnês para o tratamento dos sintomas do estresse e das dores no corpo provocadas após os shows.

O tratamento consiste em uma terapia manual, prática com vários relatos na antiguidade e que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas do sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções no sistema nervoso e na saúde geral. Hipócrates, “pai da medicina”, que viveu entre 460 a.C. a 377 a.C., publicou textos em que detalhava: “adquira mais conhecimento sobre a coluna vertebral, pois é a origem de muitas doenças”. “Modernamente foi redescoberta por Daniel Palmer, em 1985, nos EUA. Na prática se aplica para resolução principalmente de problemas de coluna, mas também de problemas posturais entre outras aplicações possíveis”, explica o quiropraxista, doutor Carlos Augusto, da Clínica Reability.

São mais de 130 técnicas manuais para corrigir disfunções nas articulações, normalizando o posicionamento e restabelecendo o funcionamento natural do sistema, sem uso de medicamento ou intervenções cirúrgicas. “Após anamnese tem-se em mãos os dados necessários para a utilização adequada de manobras para devolver a mobilidade às articulações. Estas manobras devem ser realizadas uma vez por semana, em média por dois a três meses para que as articulações e músculos estejam harmônicos novamente”, ressalta doutor Carlos.

Quer saber mais sobre esse tratamento inovador? O doutor Carlos Augusto tira algumas dúvidas:

Quais sãos os problemas que podem ser tratados com quiropraxia?
“Além dos problemas de coluna, podemos tratar problemas posturais, além de distúrbios no ombro, quadris, joelhos e tornozelos para reestabelecer o reequilíbrio do corpo”.

Quais são os benefícios da quiropraxia?
“É uma técnica manual, e portanto não invasiva, sendo que o objetivo é fazer o corpo do paciente reagir e se manter em equilíbrio, devolvendo a sensação de bem-estar de uma forma duradoura”.

Por que alguns problemas na coluna provocam dor de cabeça?
“Pela compressão que as articulações exercem sobre raízes nervosas provocadas por fixações articulares”.

O tratamento de quiropraxia envolve medicamentos?
“Como já frisei anteriormente a quiropraxia não envolve qualquer medicamento, sendo que o único remédio é o próprio corpo do paciente”.