NEWS

Tendinite tem cura? Entenda as causas e como tratar

Tendinite são inflamações dos tendões, e estes, são estruturas fibrosas que unem os músculos aos ossos. A inflamação dos tendões causa dor e inchaço no local afetado, podendo gerar também fraqueza, sensação de fisgadas e dificuldades para a realização de algum movimento.

A tendinite pode ocorrer em todo o corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo. Neste ARTIGO, você irá saber tudo a respeito da tendinite: tem cura? Quais são as causas? Como é feito o diagnóstico? Como tratar?

Causas

A causa mais comum da tendinite é a repetição de determinado movimento, geralmente em pessoas que passam o dia todo realizando a mesma tarefa. Fazer grandes esforços físicos também pode influenciar no surgimento da inflamação.

Pessoas que praticam esportes com repetição de movimentos também estão mais propensas a desenvolver tendinite: corrida, tênis, natação, basquete, golfe, boliche e beisebol são os principais.
A idade é outro fator que torna os tendões menos flexíveis e mais propensos à doença, assim como estresse, postura inadequada e doenças autoimunes.

Como obter o diagnóstico?

A tendinite pode ser diagnosticada clinicamente apenas com base nos sintomas e no exame físico do paciente. No entanto, o médico pode requerer exames de imagem para poder avaliar a causa dessa inflamação, no entanto, muitas vezes esta não é revelada pelos exames por serem devido apenas a uma sobrecarga da estrutura inflamada. Dentre os exames, as radiografias, o ultrassom e a ressonância magnética são os mais utilizados.

Como tratar?

O tratamento da tendinite segue duas linhas principais: medicamentoso e a retirada do estímulo inflamatório. O medicamentoso trata-se da prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos no intuito de cessar o processo inflamatório agudo, reduzindo assim a dor, no entanto, simultaneamente devemos realizar a imobilização do membro acometido ou apenas retirar o estímulo inflamatório, quando este for reconhecido para que a tendinite não recidive.

A fisioterapia é um tratamento coadujante, visto consegue intervir durante a fase aguda da doença, conseguindo abreviar a fase inflamatória atrvés da utilização de ultrasson e crioterapia, além de poder fortalecer aquela estrutura compometida após a fase aguda da doença afim de prevenir uma nova lesão.

Enfim, a tendinite tem cura? Sim! A tendinite tem cura, mas lográ-la requer grande dedicação do paciente. Quanto antes ela for diagnosticada, maiores são as chances de o se curar. Também é extremamente importante que a pessoa siga à risca o tratamento recomendado pelo médico e não volte a realizar a atividade que causou a tendinite.

Referências

Tendinite: Tudo sobre a típica lesão do esforço repetitivo, que afeta ombro, pulso, joelho…


https://www.ativosaude.com/saude/tendinite-tem-cura/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *