Tratamentos de Fisioterapia Ortopédica

A fisiortopedia é uma das áreas mais conhecidas da fisioterapia. Sua especialidade, e diferencial, fica por conta da prevenção, tratamento e recuperação de doenças nos ossos e musculaturas do corpo humano.

A maioria das pessoas que tem algum problema desse tipo procuram um fisioterapeuta que possa melhorar ou recobrar os sentidos do corpo, sem ao menos saber que existe uma área específica para esse tipo de tratamento.

Sintomas ortopédicos como dores no joelho, na coluna cervical, afecções do quadril ou problemas musculares são tratados com diversas especialidades terapêuticas dentro da própria fisiortopedia.

De acordo com Doutor Carlos Augusto Torre Neves, fisiortopedista da clínicaability, a manipulação e personalização do atendimento faz toda a diferença na hora de tratar um paciente. “Enquanto um tratamento de manipulação utiliza as mãos para aliviar os sintomas da dor, a personalização do mesmo adéqua o exercício e procedimento para a doença apresentada pelo paciente”.

Através das particularidades, é possível obter uma abordagem mais profunda e abrangente para analisar, avaliar e conduzir um tratamento específico a um paciente. “Dentre as especialidades encontra-se a fisiologia do exercício, a reabilitação funcional, o RPG e o pilates”, explica Carlos Neves.

Os casos de tratamentos mais comuns na fisiortopedia são bursites, tendinites, lombalgias, cervicalgias, fraturas por estresse e tratamentos pós-operatórios em joelhos, coluna, ombro, quadril, cotovelo e tornozelo.