Exames
A Clínica Reability trabalha com o que há de mais moderno em exames cardiológicos e de imagens, Prática Ortomolecular e Nutrologia. Também realizamos exames laboratoriais através de uma parceria. Para mais informações, entre em contato conosco.
Exames Realizados:
Bioimpedância Tetrapolar (tabela tuss 20101104)
O analisador de composição corporal mede a passagem de sinais elétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido magro e água. Quando a quantidade de gordura, tecido magro e água variam, também variam os sinais, dando a você uma medida confiável e precisa da quantidade de cada um destes componentes que formam seu peso total.
Preparo:
Tomar banho antes do comparecimento a clínica
Não usar cremes na pele das mãos e pés antes do procedimento
Evitar ingerir grandes quantidades de cafeína antes do exame
Mulheres não realizar o exame em período menstrual
Evitar realizar atividade física no dia do exame.
Não ingerir alimentos e líquidos duas horas antes do exame.
Dentro dos exames realizados na clínica estão ECG, Ecocardiograma Colorido, Teste Ergométrico, Sistema Holter 24 hs, MAPA 24 hs, ECG-AR.
ECG em Repouso (tabela tuss 40101010)
Registra a atividade elétrica do coração na superfície do tórax. É sem dúvida o procedimento mais utilizado para auxiliar o diagnóstico das doenças cardíacas. Este método é de simples realização, seguro, reprodutível e de baixo custo.
O método é capaz de refletir alterações primárias ou secundárias aos processos miocárdicos, doenças das artérias coronárias, hipertensão arterial, cardiomiopatias, doenças metabólicas e alterações eletrolíticas. Não há contraindicações.
Preparo:
Tomar banho antes do comparecimento a clínica
Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento
É fundamental que pessoas portadoras de marca-passo tragam a identificação que consta no aparelho para cópia das informações. A falta destes dados prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.
O Eletrocardiograma de Alta Resolução é um método de amplificação e processamento dos sinais produzidos pela atividade elétrica do coração que pode detectar regiões onde existe uma alteração na condução do impulso, por fibrose, infarto etc. É indicador para investigação de arritmias cardíacas.
O paciente é monitorizado de maneira semelhante à de um eletrocardiograma convencional. Entretanto, a aquisição dos sinais leva em média 20 minutos. Após o registro, os dados são passados para o computador e os sinais eletrocardiográficos são filtrados e combinados, gerando o resultado.
Preparo: Não utilizar creme no corpo no dia do exame e comparecer preferencialmente com camisa aberta.
Exame de ultrassom, no qual as imagens do coração, captadas por um transdutor colocado sobre o tórax do paciente, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.
É realizado com o paciente deitado, onde as estruturas do coração são analisadas em diferentes posições. O procedimento tem duração de aproximadamente 20 a 30 minutos. Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.
Exame de ultrassom, no qual as imagens da região solicitada pelo médico é captada por um transdutor colocado sobre o órgão em que deve ser investigado, são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado em analise de imagens para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do corpo humano.
Realizamos os mais diversos exames ultrassonográficos, incluindo o Doppler Vascular, Tireóide, Abdominal, Articulares, Ginecológicos, entre outros.
Mapa 24h (tabela tuss 20102038)
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é uma técnica através da quais múltiplas e indiretas leituras podem ser obtidas em um período que pode variar de 1 a 7 dias durante as atividades habituais do individuo. Pode ser utilizada não só para o diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS) (1,2), como também na avaliação da eficácia terapêutica anti- hipertensiva e no prognóstico para eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Não há contraindicações.
Preparo:
Tomar banho antes do comparecimento a clínica
Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento
É fundamental que pessoas portadoras de marca-passo tragam a identificação que consta no aparelho para cópia das informações. A falta destes dados prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.
Medicina do Sono
Dentre os exames especializados da área Ortomolecular e Nutrologica estão Mineralograma Capilar ou Digital, Teste Funcional de Disbiose, Adrenal e do Stress Oxidativo, indicados como complemento aos exames tradicionais do arsenal médico. Exames de Imunologia alimentar baseados em anticorpos IgG, para detecção de intolerância alimentar ampla. Dosagem de Hormônios na saliva, e Neurotransmissores na urina, com objetivo de ajustes nos respectivos tratamentos.
O PSG ambulatorial consiste no registro simultâneo de algumas variáveis fisiológicas durante o sono, como por exemplo: eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), outros movimentos corporais , gases sanguíneos (saturação de oxigênio, concentração de dióxido de carbono), entre outras.
O exame pode ser realizado também com CPAP (máscara que proporciona pressão positiva nas vias aéreas) para o tratamento de quadros de apneia do sono.
Quando está indicado?
Quadros de insônias
Quadros de sonolência excessiva
Distúrbios respiratórios sono-dependentes
Comportamentos anormais durante o sono
Como é feito o exame?
O exame é realizado durante a noite com o objetivo de reproduzir algumas das características habituais do paciente.
São colocados diversos eletrodos e sensores no corpo do paciente para o registro do nível de oxigênio no sangue, freqüência cardíaca, fluxo respiratório e movimentos respiratórios. Estes dispositivos são colocados externamente e o paciente não recebe nenhuma medicação no laboratório (ele deve continuar com a sua medicação habitual).
Os padrões característicos obtidos pelos sensores são registrados durante toda a noite e são interpretados posteriormente. Vários parâmetros podem ser analisados, tais como: o tempo que o paciente demora para adormecer, a quantidade de sono e das diferentes fases de sono, o número de eventos anormais (exemplo: apneias do sono e de movimentos dos membros) e teor de oxigênio no sangue.
Existe alguma contraindicação?
O Polissonograma é contraindicado somente quando o paciente não está em seu estado habitual como, por exemplo:
Quadro gripal
Quadro febril
Qualquer outra condição clínica que impossibilite a realização do exame
Após viagem internacional com mudança de fuso horário
Pode haver alguma complicação durante o exame?
Absolutas: por se tratar de exame não invasivo, não há contra-indicações absolutas para sua realização.
Relativas: alguns pacientes podem apresentar quadros alérgicos a produtos utilizados na realização do exame, como por exemplo colódio elástico e a pasta condutora.
Qual o preparo necessário para realização do exame?
– O paciente deve estar bem alimentado.
– É orientado a manter suas atividades diárias normalmente. O uso de álcool deve ser avaliado individualmente; se o paciente não faz uso diário de bebida alcoólica, esta deve ser evitada no dia do exame.
– Para melhor fixação dos eletrodos, o cabelo deve estar lavado e seco, sem utilização de produtos como gel, spray. Pacientes que não usam barba, devem fazê-la no dia do exame.
– A retirada de medicações deve ser feita unicamente sob orientação do médico do paciente. Caso faça uso de antidepressivos, ansiolíticos, hipnóticos, anti-psicóticos, recomenda-se um período de 14 dias para a realização do exame se a medicação for suspensa.